LOGO CONTEMP

Termopar – Onde utilizar?

Termopar

Termopares são sensores de temperatura compostos por dois elementos metálicos diferentes. Esses elementos são soldados na extremidade e quando submetidos a uma temperatura, estabelecem uma força eletromotriz.

Esses sensores elétricos são fabricados para serem utilizados na medição de temperatura de diversos tipos de equipamentos e processos.

Termopares Contemp

A Contemp fabrica esses sensores de temperatura com os mais variados formatos e diferentes modelos. Isso faz com eles sejam capazes de atender diversas necessidades e várias aplicações em medição de temperatura.

Além disso, eles são robustos por causa da sua simplicidade e por isso são ideais em situações em que o calor pode danificar o sensor elétrico. Eles são muito utilizados em casos em que há possível dano em outras formas de sensores, como na medição de temperatura de jatos de turbinas e temperatura interna de motores de combustão.

Sua simplicidade também indica que o sensor do termopar é compacto, podendo ser usado em espaços menores que os sensores alternativos.

Vale lembrar que a voltagem é gerada de maneira proporcional a diferença entre a temperatura dos dois polos do termopar. Então, para extrair a temperatura é preciso analisar o ponto de referência.

Isso pode ser feito de duas maneiras:

1.       Manter o ponto de referência em uma temperatura fixa – normalmente 0ºC com uso de gelo;

2.       Usar um sensor de calor eletrônico na referência, onde as fraquezas têm menos importância já que não entram em contato direto com as temperaturas externas.

Das duas opções a mais popular é a segunda já que não necessita de manutenção intensa em uma temperatura específica.

Contemp

Contemp

A Contemp tem expertise na fabricação e comercialização de produtos para medição e controle de temperatura em em processos industriais.
Compartilhe
#temnacontemp
>

Fale com nossos especialistas

LOGO CONTEMP