Treinar os colaboradores para que eles usem corretamente os instrumentos de medição está entre as tarefas mais importantes dos engenheiros eletricistas de uma indústria.
Afinal de contas, qualquer erro nesse processo pode incorrer em medições erradas e peças com defeito (ou problemas maiores, como incêndios).
Hoje nós vamos mostrar para você como elaborar um processo de treinamento. De modo que seus engenheiros eletricistas sejam capazes de capacitar os colaboradores responsáveis pelos equipamentos de medição.
Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura!
Treinar colaboradores que usam equipamentos de medição: uma tarefa interna ou externa?
Primeiro, devemos separar quais são os tipos de treinamentos:
- Treinamentos Internos;
- Treinamentos Externos.
Na solução externa, o treinamento é aplicado por empresas especializadas. É uma solução mais eficaz e viável, sobretudo para implementação de novos equipamentos, ou lançamentos ainda pouco conhecidos no mercado.
Já os treinamentos internos são feitos com a própria equipe.
Nesse artigo nós vamos ensinar como elaborar um treinamento interno.
Leia também: TERMOPAR – ONDE UTILIZAR?
Passo 1: identifique os gaps de conhecimentos necessários para o processo de medição
Gaps de conhecimento é um conceito herdado do setor de Recursos Humanos. Ele lida com as “brechas” ou lacunas de conhecimentos. Por exemplo, um colaborador pode ser capaz de efetuar uma medição perfeita utilizando um equipamento.
Mas, quando o equipamento é substituído por outro mais moderno (ou mais antigo), este colaborador fica perdido na medição. Logo, há uma lacuna de conhecimento aí, pois o colaborador é incapaz de transferir os conhecimentos.
Outro exemplo clássico são os colaboradores que sabem usar seus equipamentos apenas para as funções do dia a dia e não tiram proveito de todas as funções.
Cabe ao engenheiro eletricista do setor identificar e catalogar esses gaps. Pois eles serão importantes para os próximos passos. O primeiro passo é realmente fazer uma lista de todos os gaps presentes no setor.
Por exemplo:
- Não sabe medir a temperatura da máquina X;
- Sente dificuldade em fazer a medição de X parâmetro em X máquina.
Passo 2: Defina o objetivo geral do treinamento com os equipamentos de medição
No passo 1 nós descobrimos quais são os gaps de conhecimento, no passo 2 nós vamos definir quais destes gaps serão sanados.
Vale lembrar que quando estamos falando sobre treinamento de colaboradores, sobretudo em instrumentos de medição, nem sempre é possível ou necessário passar todas as informações sobre um determinado equipamento.
Aqui, iremos mapear quais são as informações cruciais para o dia a dia. Aquelas que precisam estar na ponta da língua. Então, dentre os gaps, selecione aqueles mais importantes que devem ser sanados hoje.
Passo 3: Planejar o treinamento com equipamentos de medição
O terceiro passo consiste em desenvolver uma tabela com o passo a passo para a aquisição daquele novo conhecimento. A dica é fazer isso utilizando a estratégia do 5W2H, que consiste em responder:
- O quê?
- Quem?
- Onde?
- Quando?
- Como?
- Quanto vai custar?
- Por quê?
Ou seja, no exemplo para o treinamento de medição, as respostas seriam:
- O quê? Treinamento para o novo sistema de medição de calor.
- Quem? Toda equipe da montagem.
- Onde? No salão de treinamentos da fábrica.
- Quando? Na próxima quarta-feira.
- Como? Será uma aula de 4 horas, dividida em 2 períodos de 2 horas cada.
- Quanto vai custar? São 5 horas de trabalho de 10 funcionários.
- Por quê? Pois este conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da nova linha de peças da fábrica.
Respondendo sempre a essas perguntas, nessa exata ordem, é possível desenvolver um plano de treinamento direto e eficaz.
Leia em seguida: CÂMERAS DE INFRAVERMELHO – OPTRIS
Passo 4: Validação das informações
Os três passos mostrados anteriormente são fundamentais para o desenvolvimento de um treinamento interno de instrumentos de medição, por exemplo.
Entretanto, antes da aplicação deste treinamento é fundamental que os responsáveis façam uma validação das informações que serão passadas aos colaboradores.
Lembrando que a Comtemp conta com um serviço de suporte técnico. O especialista vai até a sua empresa e orienta toda a sua equipe para que não ocorram erros com o uso dos nossos equipamentos.
Precisa de ajuda para treinar a sua equipe sobre os equipamentos de medição? Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te ajudar.