LOGO CONTEMP

Por que utilizar termopares de platina e onde aplicá-los?

utilizar termopares Contemp

Os termopares de platina são utilizados para medição de alta temperatura em processos industriais, normalmente na faixa de 1.000°C à 1.700°C

Tipos de termopares de platina

Conheça os tipos e características dos termopares de platina.

Termopares tipo S

Os termopares tipo S são os mais utilizados entre os termopares nobres e sua faixa de utilização recomendada é até 1480°C.

Tipo S: Platina (–) vs. Platina com 10% de Ródio (+);

Como todo termopar de platina tem alta estabilidade e precisão. São muito usados como padrão em laboratórios de calibração.

Proteções especiais em cerâmica de alta alumina são recomendadas em temperaturas acima de 1280°C ou em processos em que existe a presença de gases corrosivos.

Termopar tipo R

Um termopar cujas características são muito semelhantes ao tipo S.

Tipo R: Platina (–) vs. Platina com 13% de Ródio (+);

Termopares tipo B

Os termopares tipo B por terem na sua composição o ródio em seus elementos além de uma maior resistência mecânica também são usados em temperatura até 1700°C.

Tipo B: Platina com 6% de Ródio (–) vs. Platina com 30% de Ródio (+).

São mais resistentes que os termopares tipo S e R em altas temperaturas.

A junta fria destes termopares nunca pode ser maior que 200°C pois na ligação com os instrumentos de medição são usados cabos de cobre comum, que não fazem a compensação como nos demais termopares.

Recomendações

Os termopares tipo R e S são recomendados para uso contínuo em atmosferas oxidantes ou inertes de até 1398°C ou exposições de curto prazo a até 1482°C.

Já o tipo B é classificado para uso contínuo de até 1700°C em atmosferas oxidantes ou inertes.

Em conclusão

Os principais tipos de termopares de platina apresentam características semelhantes, mas com diferenças que devem ser consideradas no momento da compra.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui!

Contemp

Contemp

A Contemp tem expertise na fabricação e comercialização de produtos para medição e controle de temperatura em em processos industriais.
Compartilhe
#temnacontemp
>

Fale com nossos especialistas

LOGO CONTEMP