LOGO CONTEMP

Medição de Temperatura por Infravermelho em Metais Ferrosos

Medição de Temperatura por Infravermelho

Devido às suas características físico-químicas, o metais são utilizados na produção desde pequenos itens do cotidiano às grandes obras. Na construção civil, por exemplo, o aço está presente em estruturas de edificações como item fundamental de sustentação. Confira mais sobre a Medição de Temperatura por Infravermelho com a Contemp.

Para esta forte presença dos metais no cotidiano da vida humana, é preciso que eles passem por diversos processos de transformação, desde a sua extração na forma de minério até a etapa final de fabricação de bobinas, vergalhões, barras, entre outras formas, tamanhos e espessuras. 

Para todo o processo de transformação dos metais, a Contemp conta com os melhores instrumentos para medição de temperatura por infravermelho.

Pirômetros e câmeras para metais fundidos

Para medição de temperatura sem contato nos mais variados processos de fundição, é importante levar em consideração a baixa emissividade e a formação de escória e fumos metálicos durante algumas etapas do processo.

Pensando nisso, é importante escolher câmeras e pirômetros com detectores infravermelhos de comprimento de onda curto (para captação de máxima radiação possível) e com função de busca pelo ponto mais quente.

Neste cenário, se enquadram os seguintes modelos de pirômetros e câmeras térmicas de automação Optris: 

– Pirômetro CTRatio: 

Modelo fabricado com um cabo de fibra ótica e sensor duas cores (0,8-1,1 μm e 1,45-1,75 μm), próprio para a medição do metal fundido com precisão em superfícies até 95% cobertas.

– Câmera Térmica PI 05M: 

A câmera conta com um poderoso detector CMOS de comprimento de onda de 500 a 525nm e alta resolução (367.000 pixels). Esta câmera é ideal para a medição de temperatura no vazamento de moldes, transferência de panela e forno fusor. 

Devido a sua alta resolução, é possível medir a temperatura de forma precisa, pois basta um pixel estar dentro da região livre de escória para a câmera realizar a medição. 

A câmera conta com um software gratuito para imageamento em tempo real, e é equipada com acessórios robustos para uso em chão de fábrica, como jaqueta de proteção e refrigeração, sistema de purga de ar para limpeza da lente, interface digital/analógica para automação e interface de comunicação.

– Pirômetro CTL M05: 

O modelo é fabricado com um detector de comprimento de onda de 525nm, sendo indicado para aplicações livres de escória.

Pirômetros e câmeras para superfícies metálicas

Assim como na medição de metais fundidos, para a correta medição de temperatura de superfícies metálicas, é importante levar em consideração a baixa emissividade do metal e a formação de carepa em alta temperatura. 

Logo abaixo estão todas as linhas de pirômetros e câmeras Optris para cada tipo de aplicação.

– Os pirômetros da linha CSMicro M, CSLaser M, CT M, CTlaser M, CSVideo M e CTVideo M, contam com um detector infravermelho de comprimento de onda entre 1 e 2,3μm, projetados para medição de superfícies entre 50°C e 2.200°C.

– Os pirômetros CT M4 e CTlaser M4 foram desenvolvidos para medição de metais em baixas temperaturas e alta velocidade de processamento, pois contam com um detector de 2,2 a 6 μm de curto tempo de resposta (90 μs). Esses modelos trabalham no range de 0°C a 500°C.

– Os pirômetros CTRatio, assim como para medição em metal fundido, são também fortemente aplicados na medição de superfícies metálicas, principalmente em processos com formação de carepa e com área de medição restrita, a exemplo de processos com aquecimento por indução. São pirômetros aplicados em processos de elevada temperatura, atingindo medições até 3.000°C.

– A câmera térmica PI 1M  conta com um poderoso detector CMOS de comprimento de onda de 0,85 a 1,1 μm e alta resolução (367.000 pixels). Assim como o CTRatio, esta câmera é essencial em processos com formação de carepa e com área de medição restrita, pois conta com a função de busca pelo ponto mais quente.

Conclusão

O processo siderúrgico/metalúrgico envolve várias etapas, cada uma com sua peculiaridade. A Contemp conta com instrumentos de medição dedicados para obtenção do melhor resultado nas mais diversas aplicações: fabricação do gusa, conversão, lingotamento, laminação, forjamento, fundição e tratamento térmico.

Conheça a linha completa de pirômetros e câmeras para medição de metais.

Contemp

Contemp

A Contemp tem expertise na fabricação e comercialização de produtos para medição e controle de temperatura em em processos industriais.
Compartilhe
#temnacontemp
>

Fale com nossos especialistas

LOGO CONTEMP