LOGO CONTEMP

Controlador de processos: qual é a importância de utilizar o controlador correto na sua malha de controle?

O controlador de processos é um instrumento eletrônico de automação presente em grande parte das indústrias. 

Sua função: controlar de forma automática as grandezas físicas do processo em um patamar desejado (set point), garantindo a qualidade do produto final nas mais diversas aplicações industriais, nos mais diversos nicho de atividade.

Antes de seguir adiante, pense na seguinte situação: seu processo não possui um controlador de processos, logo, a operação é totalmente manual. A pessoa encarregada por isso precisa sentir todas as possíveis variações do processo, e tomar ação por decisão própria conforme necessário. Está claro como essa função é arriscada e tem resultados imprecisos!? É por este motivo que, além de adquirir o controlador de processos, também é necessário que ele seja adequadamente especificado para a sua aplicação.

Existem diferentes tipos de equipamentos para controle dos processos industriais. Comumente, cada controlador é responsável por uma única malha de controle, seja para estabilizar a temperatura, a pressão, a posição, etc.  

O desafio principal é encontrar, dentre tantas variáveis, o controlador ideal. Ou seja, que atenda a cada especificação necessária. Isso acontece porque existem muitas variáveis que influenciam na dinâmica do processo. 

O profissional responsável por essas decisões precisa garantir eficiência no processo, para que tudo ocorra de maneira segura, econômica e com a certeza de extrair a máxima produtividade possível. 

O que levar em consideração na hora de escolher seu controlador de processos?

São vários os fatores que influenciam a execução dessa tarefa. Conheça agora alguns deles:

Usabilidade

O controlador deve dispor de manuseio simples, com recursos intuitivos e menus de fácil compreensão e usabilidade. Do contrário, o tempo necessário para configurar as operações será elevado e o investimento não valerá a pena. 

Demanda

É fundamental entender qual é o papel específico do controlador a ser escolhido, com riqueza de detalhes. Só a partir disso será possível definir qual é o produto certo para sua indústria. 

Procedência

Verifique com profundidade de onde o produto vem. Isso evitará muita dor de cabeça. Por exemplo, os produtos da Contemp possuem excelência, pois melhoramos continuamente nossa linha, alinhados ao sistema de gestão da qualidade NBR ISO 9001.

Algoritmos de Controle

Conheça os algoritmos desenvolvidos pela Contemp para um controle altamente preciso nas mais diversas aplicações:

Controle PID

O controlador dispõe de algoritmo PID de alta velocidade para o controle de processo em diversas aplicações industriais. Para ajuste dos parâmetros de controle são disponibilizados dois métodos de sintonia: automática e adaptativa.

Sintonia Automática

Função disponibilizada para processos com comportamento estável, nos quais a estrutura física ou o meio pouco se alteram. Este algoritmo analisa a reação do processo a um estímulo ON-OFF, identificando o melhor valor para os parâmetros PID e AR 

Sintonia Adaptativa

Função disponibilizada para processos sujeitos a alterações significativas de estrutura física ou do meio.

Este algoritmo analisa continuamente o comportamento do processo levando em consideração o momento da energização, mudanças do set-point, situações de distúrbio e oscilações, recalculando sempre que necessário os parâmetros PID e AR.

Lógica FUZZY

Função composta por algoritmo lógico e numérico, que combinada ao algoritmo PID, minimiza oscilações e ultrapassagens da leitura em relação ao set point. Comparativo de desempenho entre os algoritmos PID e PID+FUZZY aplicados ao mesmo processo. 

Produtos Contemp

Oferecemos uma gama extensa de produtos para controle de processos. Conheça agora dois deles que além de possuir todas as características de controle citadas neste artigo, conta também com mais dois recursos: 

C515

Conexão smartphone-controlador, através de tecnologia NFC, para configuração, programação, armazenamento de dados e compartilhamento em nuvem.

C719

Recursos opcionais adicionais: comunicação serial RS485-MODBUS, controle

modulante para servo motor, alarme de quebra de aquecedor, saída analógica 12 bits, duas entradas digitais, dois relés auxiliares (2 x SPST), 1 relé auxiliar (1 x SPDT), setpoint remoto e fonte auxiliar 10Vcc.

https://contemp.com.br/todos-os-produtos/
Contemp

Contemp

A Contemp tem expertise na fabricação e comercialização de produtos para medição e controle de temperatura em em processos industriais.
Compartilhe
#temnacontemp
>

Fale com nossos especialistas

LOGO CONTEMP